segunda-feira, 19 de março de 2012



VANILDA GONÇALVES GOMES


RESENHA
Tendo como base o livro de Amanda Cristina Teagno Lopes;Educação Infantil e registro de Práticas,nota-se claramente a necessidade e a importância em registrar não somente as práticas pedagógicas em sala de aula como também em todo o contexto no qual o aluno está inserido.
           Outro fator relevante a destacar é o fato de que o professor deveria ter o hábito de reformular seu próprio diário, ou seja escrever sobre sua prática de atuação tendo o cuidado e a sensibilidade de reaprender o que havia aprendido.O ato de registrar não restringe apenas em relatar algum fato ocorrido sobre a criança ou como foi aquele dia em sala de aula,sendo que a visão do professor pesquisador vai muito além do que os olhos podem ver,pois nesse momento entra o olhar da percepção,das possibilidades,das transformações e supostas soluções.
          Portanto o educador deverá ter o hábito de ler sobre suas práticas, ou seja, dessa maneira irá conseguir captar seus erros e acertos em sua prática docente. Sendo que ao lermos e analisamos tudo o que havíamos programado certamente iremos encontrar algum fato que no primeiro momento julgávamos bom e após realizarmos uma releitura mais refinada com certeza iremos reformular nossas práticas pedagógicas dentro da sala de aula.
         No entanto, a forma de registro fica a critério do professor que pode ser diário,semanário ou mesma,que possa contemplar não só a atuação e desempenho do professor mas sobretudo  focar no desenvolvimento cognitivo do aluno em seu processo de ensino aprendizagem.
         Com base nesses registros de práticas de atuação do professor, o mesmo poderá elaborar planejar conteúdos que vá de encontro com as reais necessidades pedagógicas de seus alunos, porém respeitando suas possibilidades, limitações e acima de tudo levando em consideração sua bagagem de conhecimento e seu histórico de vida. 
         O professor deverá ver seu aluno sobre um contexto amplo e não apenas de um patamar classificatório e de exclusão não oferecendo suporte e meios para que esse aluno venha despertar suas capacidades e limitações.
          O educador que registra suas ações está demonstrando  que realmente se preocupa com o bom desempenho de seus alunos,ou seja ao mesmo tempo que ele reflete sobre sua atuação automaticamente está abrindo outras possibilidades para que seu aluno possa desenvolver-se da melhor maneira possível.

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