VANILDA
GONÇALVES GOMES
RESENHA
Tendo
como base o livro de Amanda Cristina Teagno Lopes;Educação Infantil e registro de
Práticas,nota-se claramente a necessidade e a importância em registrar não
somente as práticas pedagógicas em sala de aula como também em todo o contexto
no qual o aluno está inserido.
Outro fator relevante a destacar é o
fato de que o professor deveria ter o hábito de reformular seu próprio diário, ou
seja escrever sobre sua prática de atuação tendo o cuidado e a sensibilidade de
reaprender o que havia aprendido.O ato de registrar não restringe apenas em
relatar algum fato ocorrido sobre a criança ou como foi aquele dia em sala de
aula,sendo que a visão do professor pesquisador vai muito além do que os olhos
podem ver,pois nesse momento entra o olhar da percepção,das possibilidades,das
transformações e supostas soluções.
Portanto o educador deverá ter o
hábito de ler sobre suas práticas, ou seja, dessa maneira irá conseguir captar
seus erros e acertos em sua prática docente. Sendo que ao lermos e analisamos
tudo o que havíamos programado certamente iremos encontrar algum fato que no primeiro
momento julgávamos bom e após realizarmos uma releitura mais refinada com certeza
iremos reformular nossas práticas pedagógicas dentro da sala de aula.
No entanto, a forma de registro fica a
critério do professor que pode ser diário,semanário ou mesma,que possa
contemplar não só a atuação e desempenho do professor mas sobretudo focar no desenvolvimento cognitivo do aluno
em seu processo de ensino aprendizagem.
Com base nesses registros de práticas
de atuação do professor, o mesmo poderá elaborar planejar conteúdos que vá de
encontro com as reais necessidades pedagógicas de seus alunos, porém
respeitando suas possibilidades, limitações e acima de tudo levando em
consideração sua bagagem de conhecimento e seu histórico de vida.
O professor deverá ver seu aluno sobre um
contexto amplo e não apenas de um patamar classificatório e de exclusão não
oferecendo suporte e meios para que esse aluno venha despertar suas capacidades
e limitações.
O educador que registra suas ações
está demonstrando que realmente se
preocupa com o bom desempenho de seus alunos,ou seja ao mesmo tempo que ele
reflete sobre sua atuação automaticamente está abrindo outras possibilidades
para que seu aluno possa desenvolver-se da melhor maneira possível.
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